Colorimetria, Corretivos coloridos e a Estrela de Oswald



Oi Gente, tudo bem com vocês?
Hoje o post esta cheio de informação legal para quem pensa em ser cabeleireiro ou maquiador, ou até mesmo para você loira que quer entender o porque o roxo matiza seu cabelo, como saber qual melhor matizador para você? será que é o roxo mesmo? ou o azul? Por que existem corretivos coloridos? porque corretivo verde é para manchas vermelhas? porque corretivo amarelos são para manchas roxas? São muitos porquês neh?
Então esse post de hoje vai te ajudar a tirar todas essas duvidas e a base para você entender tudo isso é essa tal de Estrela de Oswald.

Eu aprendi sobre ela quando fiz meu curso de cabeleireira e desde então nunca mais esqueci, ela é a base para a arte de colorir o cabelo, até mesmo uma mudança de cor que pareça simples deve se levar em conta essa estrela e caso precise de correções de cor você irá usa-lá muito também. Então já coloca esse post nos seus favoritos pois você com certeza precisará dele.

Ela não é tão difícil de entender como parece, pelo contrario, é bem fácil.

Primeiro a Estrela de Oswald é composta por dois triângulos, um sobre o outro em sentidos opostos.


O primeiro Triangulo tem em cada um dos seus três ângulos uma das cores primarias, e o segundo tem as cores secundarias.

Quais são as cores primárias?

São elas o vermelho, amarelo e azul.

E as cores secundàrias?

Bem as cores secundarias são as tonalidades criadas a partir da união das cores primarias, como eu mostro nessa figura abaixo.



Sendo assim os triângulos ficam coloridos dessa forma que eu fiz abaixo


Agora nós iremos juntar os dois triângulos e ele ficará assim:


Eu tenho certeza que essa não é a estrela mais bonita que você viu na sua vida porque foi eu quem fiz kkk, mas foi o que o editor que eu tenho disponível me possibilitou fazer para vocês.

Nossa estrela esta formada, e agora vocês conseguem entender a base da dela, como ela é feita. No centro eu coloquei a cor marrom que é a mistura das três cores primárias.

E por ultimo entra na estrela as cores terciárias que é a união de uma cor primária e outra secundária: 

  • vermelho-arroxeado (vermelho + roxo) 
  • vermelho-alaranjado (vermelho + laranja)
  • amarelo-esverdeado (amarelo + verde) 
  • amarelo-alaranjado (amarelo + laranja)
  • azul-arroxeado (azul + roxo)
  • azul-esverdeado (azul + verde)

Agora nossa estrela ficará assim:



Agora o que tudo isso tem a ver com cabelo e maquiagem? Foi descoberto que as cores que estão em sentidos oposto da estrela se neutralizam, por exemplo:

  • Vermelho - neutraliza - Verde
  • Amarelo - neutraliza - Roxo 
  • Azul - neutraliza - Laranja 
Mais por que?

Toda cor primária tem sua cor complementar, por exemplo:
 A cor verde é formada pelas duas cores primarias que são Amarelo e Azul, então a ultima cor primaria que falta seria sua complementar ou seja o vermelho.
 A cor violeta é formada por azul e vermelho, a ultima cor primaria que falta é o amarelo então sua cor complementar é o violeta e vice-versa:
E a cor laranja é formada pelo Amarelo e Vermelho e a unica cor primária que falta é o azul, sendo assim ela é sua cor complementar.

Se perceber, essa regra está presente dentro da estrela Oswald, o Verde está de frente com a cor Vermelha e assim acontece com todas as cores, sempre sua complementar estará a sua frente.
Com essa mesma regra temos a neutralizações de cores, se juntar a cor fundamental com sua complementar elas se neutralizam entre si.

Entenderam? Vamos as perguntas do começo então:

Porque a loira matiza o cabelo com produtos roxos? Se você olhar a estrela o roxo esta na frente do amarelo, sendo assim essas cores se neutralizam tirando a cor indesejada que nesse caso é o amarelo.

Mais e se seu cabelo sempre abre para o laranja? Então o produto certo para neutralizar essa cor é o azul. Se você usar o roxo nesse caso ele não sera eficaz

Por que o corretivo verde neutraliza manchas vermelhas? Novamente por causa da estrela, o verde é a cor completar do vermelho e assim se neutralizam.

Conseguiram entender? Eu tentei explicar da melhor maneira que consegui. Espero que vocês tenham gostado, e sei que vocês usarão muito essa estrela ainda, e nos próximos posts eu usarei ela com vocês.
Se tiver alguma duvida deixe nos comentários e se você tiver gostado dessa explicação ou te ajudou me conte tambem que ficarei feliz em saber. 





12 comentários:

  1. Muito bem explicado Dan! Eu já havia aprendido sobre essa estrela, mas sobre um outra ótica. Fiz gastronomia e usavam os a estrela pra saber qual cor "acendia" a outra, pra poder compor os pratos e fazer contraste com os elementos dentro dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais 😃😃😃 eu não sabia que ela era usada tbm na gastronomia, vou pesquisar mais sobre os outros usos dela, achei super interessante usar ela para deixar o prato mais bonito. Fico feliz que tenha gostado do post 😃💜

      Excluir
  2. Que show de explicação! Amei! Muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  3. Por mais posts como esse 👏👏👏👏👏👏 Eu ameei 😍😍❤

    ResponderExcluir
  4. No início até o meio eu fiquei tipo "ham?" mas depois das perguntas que você fez e respondeu eu conseguir entender. Juro que nunca soube disso! Arrasou no post e na dica!

    ResponderExcluir
  5. Post perfeito ! eu ja conhecia um pouco por que ja fui cabeleireira mas até no curso nenhum professor explicou assim tao perfeito como voce!

    um beijao!!!
    wwwnaiircrilayneblogspotcom

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar dessa estrela que fez o maior sentido tua explicação, e que interessante ser usado também na gastronomia como li no comentário. Vou aguardar seu próximo post com mais sobre isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Uau! Adorei esse post, muito bem explicado! Obrigada pela dica 💕

    ResponderExcluir
  8. Ahh entao eu tenho que usar matizador azuk sempre usei roxo mulher to pra mudar logo logo :)

    ResponderExcluir
  9. Eu já estudei muito isso e custei a aprender pq acho muito complexo, mas achei o seu post ótimo e bem explicadinho. Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Estou fazendo um curso de colorimetria capilar mas não tem essa informação que é minha dúvida.

    Já me disseram que eu posso usar no lugar de shampoo anti-resíduos produtos mais naturais, e que seriam, pelo menos na teoria, menos agressivos, como o bicarbonato de sódio por exemplo?

    Essa informação procede? tem algum risco? é recomendado ou contra-indicado? alguém tem uma informação segura sobre isso?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas da Dani - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo